segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

PROJETO 2008 - TRAÇANDO METAS



Não é necessário ser nenhum gênio do GP(gerenciamento de projetos) para aumentar as chances de um 2008 melhor. Segue algumas dicas:



- Escolha um objetivo e a meta: Defina o seu único objetivo já na forma de uma meta desafiadora, alcançável e mensurável. Alguns exemplos: perder 6kg sem voltar a recuperá-los, praticar esportes 3x por semana, estudar 6h por semana, economizar 8% do salário todos os meses para comprar um carro, ou o que quer que seja. Mas defina com clareza!



- Crie o plano de ação: da meta precisa nascer o plano de ação, que neste caso pode tomar a forma de uma lista simples de atividades ou pendências: parar de tomar refrigerante em casa, tomar café da manhã reforçado e jantar menos, caminhar 60min 4 vezes por semana, parar de fazer refeições em lanchonetes, etc.



- Escolha como acompanhar o progresso: você pode definir em qual mês irá realizar determinadas atividades do seu plano. Por exemplo: se o objetivo é aprender inglês básico para poder viajar no final do ano que vem, e se março chegar e você ainda não tiver se matriculado em um curso, já vai dar para saber que a coisa não está indo bem.



- Comece já: Após definir seu plano, registre-o detalhadamente e comece imediatamente a segui-lo. Não esperar o ano que vem começar pode ser um grande fator de motivação. E esperar o ano que vem começar, dando a si mesmo o mês de dezembro para agir ao contrário do que você planeja para o futuro, é simplesmente uma forma de se enganar.
Siga o plano: Projetos pessoais e definidos informalmente não têm grandes chances de sucesso se você não se esforçar para seguir o que planejou, ou para alcançar as metas que definiu. Cabe só a você!

Fonte: Efetividade (com adaptações)

Pós-postagem: O nome que as pessoas dão aos seus erros é "experiência" (Oscar Wilde)

Abraço a todos!!!!

Um comentário:

  1. Pois eh rapaz... na hora de se traçar as metas é bom ter cuidado para não definir um padrão fora do real de forma que a meta não seja atingida gerando frustração.

    Abraços,

    ResponderExcluir