quinta-feira, 13 de março de 2008

Como Fazer Pós-Graduação Stricto-Sensu

O que é uma Pós-Graduação Stricto-Sensu:

•Visão Geral
–Criar uma mente crítica / analítica;
–Aprender a abordar problemas;
–Praticar um modelo disciplinar de pesquisa;
–Gerar novos Mestres / Doutores;


•Mestre: Resolve problemas não triviais buscando e avaliando caminhos promissores, e produzindo um resultado que possa sofrer o olhar crítico dos especialistas;

•Doutor: Especialista em uma área do conhecimento com capacidade e contribuição comprovadas por resultados e preparado para coordenar grupos e orientar alunos.

Diferenças Lato / Stricto Senso

Lato Senso (pós em amplo sentido):
Engloba nível de especialização.
Stricto Senso (sentido restrito):
Natureza mais acadêmica.

Documentos iniciais: A proposta e o plano de estudo são essenciais (a coluna-vertebral);

–Atenção aos prazos:
Mestrado: 2 anos, Doutorado: 4 anos.

Dicas para êxito nas atividades:
–Manter-se organizado (disciplinado), deixando visível os papéis com as atividades imediatas;
–Fazer as coisas de acordo com a sua ordem de importância;
–Resolver problemas à medida que aparecem, sempre que possível. Não adie decisões;
–Ponha entusiasmo em seu trabalho;
–Saiba elogiar, ouvir e reconhecer seus erros;
–Seja educado e reconheça a importância dos outros.

Organização / Estruturação

–Brain-storm inicial:
•Idéias-chaves estruturadas para a tese.
–Visão Top-Down (refinamentos sucessivos):
•1a. versão: Uma página (um tópico por parágrafo);
•2a. versão: Cada item em uma página;
•3a. versão: Mini-versões dos capítulos da tese.
–Foco na compreensão:
•Fazer papel do leitor (“Escrever fácil é difícil”).
•Explicar o “por quê” além do “o quê”.

Preparando a Apresentação:

–Evite “sobrecarga” de informações;
–Use ilustrações (“uma imagem vale por mil palavras”);
–Evite transcrever toda a sua tese: o que interessam são os pontos chaves;
–Organize a apresentação na ordem de tópicos que aparece na tese;
–Use bem o tempo:
•Ressalte suas contribuições;
•Mencione os problemas e as soluções;
•Treine, treine e treine…

Erros comuns:

–Escrever uma tese é fácil”;
–“Somente disciplinas da minha área ou mais próximas à tese são importantes”;
–“Devo escrever apenas após ter todos os resultados”;
–“Meu orientador é uma fera e não liga pra mim…”
–“Um bom trabalho deve ter grande número de páginas”.
–“Minha publicação foi uma perca de tempo, pois foi rejeitada pelos revisores”;
–“Devo documentar somente o que deu certo”;
–“As disciplinas são apenas créditos.”
–“Meu orientador não sabe nada…”

Sugestões:

–Maximize o seu tempo;
–Escolha os melhores ambientes
–Tenha um lugar e momentos regulares de estudo;
–Cuidado com os passatempos:
Messenger / Orkut são realmente úteis?
–Metodologia de aprendizagem:
PL2R: Perguntar, Ler, Repetir, Rever.
–Para dificuldades na escrita:
Elaborar relatórios e papers progressivamente.
–Para um bom andamento:
Usar a regra 80-20 (semana):
–80% em experimentos / simulações;
–20% na escrita.
–Para evitar atrasos:
Planeje-se bem (objetivos e prazos);
•Organize-se (O que fazer? Como? Quando?)
–Quando atrasos ocorrem:
•Estabelecer as prioridades adequadas;
•Não sacrificar a qualidade pelo tempo.

A Pós-Graduação:
–Não se resume a uma tese, mas é coroada por ela;
–Requer mais transpiração do que inspiração;
–Não é um trabalho individual, mas envolve um orientador, um grupo e uma comunidade científica;
–Envolve não só o resultado (tese), mas todo um processo que inclui a formação / transformação do próprio aluno;
–Vale a pena!



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